Há sonhos que dão que pensar! Deixa que te conte um que me assaltou como um furacão, em plena luz do meio-dia. Era um campo azul claro, grande, tão grande que nem os olhos o terminavam de ver. Não havia fronteiras, nem terra à vista. Sobre o azul havia umas pintas douradas, não sei se eram estrelas (do céu? do mar?) ou se eram simplesmente búzios, daqueles que quando a gente os encosta ao ouvido e fica em silêncio, repetem em eco murmúrios profundos de amores eternos… Fiquei pasmada! Que infinito! Que visão! De repente, esses pontos dourados começaram a cintilar, ganharam movimento e transformaram-se numa multidão de jovens, correndo por todos os lados, repartindo alegria, entoando canções, dançando coreografias em que cada um levantava no ar a sua bilha de barro à procura da nascente daquele mar tão profundo! Foi uma festa que ameaçava não ter fim. Ainda agora pergunto: quem são aqueles jovens e que buscam tão ansiosamente? Continuarão à procura da Nascente, ou já terão as bilhas rotas de tanto baloiçar? E tomei uma decisão: não basta o «campeonato de surf» em que «as 9 ondas» serão cavalgadas com entusiasmo, é preciso fazer também uma «viagem cruzeiro». Está quase tudo imaginado: «Cartas de Navegação» (para o auto-conhecimento), «Remar» (pelos caminhos da Bíblia), «Ecos do Mar» (Mensagens & Notícias do oceano), etc.
Haverá lugar para os jovens que quiserem encher a bilha de água pura e fresca, para os que não se contentarem com águas salobras e estagnadas. Escreve para maralto07@gmail.com
Sonhos de «marfundo»
terça-feira, setembro 30 | molhada por gota de água 0 ecos do mar
ondas do mar mergulhar
O amor é...
.
S. Paulo fala-nos do Amor desta forma extraordinária.
.
Partilho este pequeno video, porque me parece que pode inspirar-nos neste início de actividades cujos âmbitos são tão diversificados, que ao desenvolvê-las ao longo do ano, precisaremos ir recordando estas palavrinhas inspiradas, de S. Paulo, ao escrever aos Coríntios.
.
(encontramo-nos na próxima onda)
.
sábado, setembro 27 | molhada por canoa 1 ecos do mar
Hora de zarpar
É claro! Isso de continuar na vida ancorados a certezas murchas, a seguranças que morreram antes de nascer, não tem futuro nenhum. Para muitos acabou o tempo de férias e já se ouve tocar a campainha das salas de aulas, ou chegou o momento de “marcar o ponto” para a entrada no trabalho. É também a hora de perguntar ao Farol como se chega a Alto Mar. A escola de discernimento vocacional – Maralto – já soltou amarras: neste mês de Setembro apresenta uma proposta de «campeonato de surf» com sabor a maresia – 9 ONDAS – para os jovens que queiram reflectir, pensar, sonhar, formar, discernir, partilhar… sobre a própria vida e os ideais. É um itinerário de 9 meses que terminam em Julho 2009 com a «Festa do Encontro». Se quiseres mais informações escreve a maralto07@gmail.com. Não chegues atrasado para esta viagem. O capitão ao leme é «Aquele a quem os ventos e os mares obedecem».
quarta-feira, setembro 3 | molhada por gota de água 0 ecos do mar
ondas do mar navegar