Mulher- Mar . Mulher-Mãe


Há uns anos, quando eu entrava na estação de metro do Colosseo, em Roma, um homem aproximou-se com simpatia e ofereceu-me um ramo de mimosa, a flor que os homens oferecem às “suas” mulheres, no dia 8 de Março, dizendo com simpatia: «Parabéns!». Eu respondi, com certa timidez: «obrigada!». De facto nem eu era a “sua” mulher, nem esperava aquele gesto instantâneo! Por dentro, fiquei contente! Parecia uma menina com sapatos novos, no Dia Internacional da Mulher.
Este Dia foi decretado em 1975 pelas Nações Unidas. Está à vista! Para haver um dia internacional dedicado às mulheres é porque, embora na maioria dos países já não exista qualquer diferença na lei em relação aos sexos, na prática ainda se constacta injustiça social, desigualdade de oportunidades, marginalização e submissão das mesmas ao poder masculino.
Nós, as MULHERES, devíamos escrever o nosso nome sempre com letras maiúsculas. Não precisamos que nos digam que no universo da criação, somos a «obra prima» do criador.
Nós, as MULHERES, somos como o mar: grandes e fortes, belas e complexas, medonhas e profundas, serenas e tempestuosas, azuis, verdes, esbranquiçadas ou cinzentas, porque somos capazes de dar ritmo e cor à vida, sonho e realidade à história, força e energia ao amor.
Nós, as MULHERES, somos como a mãe: um coração grande e sem fronteiras onde as ondas batem desfazendo as margens; somos capazes de conceber e criar no seio a vida nova que dormirá nos nossos braços; estamos treinadas para dar ao mundo o futuro dos homens, pequeninos em nosso regaço.
Nós, as MULHERES, somos por natureza o ícone do acolhimento, da entrega, do serviço, da alegria, da felicidade. Somos uma praia onde desaguam tantas mágoas, onde se geram tantos ideais, onde se curam tantas feridas, onde se constroem tantas vidas, onde…
Mulheres! Levantemos a cabeça, fortaleçamos os nossos pés, abramos os braços e corramos! O nosso horizonte é o infinito, uma cidade que fica para além das nuvens, onde a visão se torna transparente, as energias se galvanizam e a graça de ser mulher se multiplica.
Se quiseres embarcar nesta viagem, contacta-me. Ainda há bilhetes a preço de «gente normal».

0 ecos do mar: