Arte do aMar (I)

Quem viaja continuamente sobre as águas movediças do mar da vida precisa ter arte, não só para se defender das tempestades e dos ventos, mas também para gozar da maravilha gerada pelo azul das águas profundas, quando se confunde com o azul do céu, sem deixar limites nem horizonte à vista.
Vemveromar convida-te para aprender a arte de amar, a arte de viver neste mar à descoberta dos alicerces que dão sentido e gosto à vida. Em jeito de gotas de espuma branca que salpicam a rocha enegrecida pela intempérie e o sal a mais, de vez em quando podes encontrar aqui frases soltas que sussurram segredos aos marinheiros. Quando te vires atacad@ pela curiosidade, não a faças sofrer, dá-lhe o gosto de ler a «Arte do aMar».
As pessoas precisam de amor, como as plantas da luz e os peixes da água. Sentem a necessidade irrenunciável de ser amadas, mas pensam menos em amar. Para satisfazer essa necessidade básica, muita gente esforça-se por ser amável, acreditando que, com isso, pode «fazer amigos e influenciar outros em seu favor». Será isto amor, ou arte de amar? Na cultura actual, o amor parece ter-se tornado uma conquista comercial, e as pessoas serem um meio para alcançar o amor. Se assim for, francamente estamos todos vesgos.
O amor é espontâneo, ou aprende-se? É um sentimento, ou uma decisão? É algo que acontece por sorte, ou um luxo só para alguns? É uma teoria, ou tem um rosto concreto?

A Arte do aMar vai dar dicas sobre tudo isto.

Magia de Natal

É linda a magia daquele Natal,
que traz para o mundo beleza imortal.
É terna a imagem de Jesus menino,
que gera no peito um amor genuíno.
É doce o encanto da família santa,
que oferece sorrisos onde a dor é tanta.
É pura a canção dos anjos no céu,
que cantam a glória de um Deus que desceu.
É simples a oferta de incultos pastores,
que entregam a Deus a alma em louvores.
É singela a prece de homens de nobreza
que adoram o Deus na maior pobreza.
É céu estrelado de paz e harmonia,
que faz do Natal, para nós, o DIA.

É só de AMOR para ti: família, amigos, gente de bem,
esta mensagem que te envio de Belém.

Natal

Santo Natal a todos!



(encontramo-nos na próxima onda)

Natal Hospitaleiro

Há quem julgue que o Natal morreu, como se isso não fosse uma contradição. Natal tem a ver com nascimento. Nesta época do ano, celebrava-se nas civilizações orientais antigas a festa do sol. Os cristãos, há cerca de dois mil anos, colocaram aqui a Festa do Natal de Jesus Cristo, vendo nele o SOL que ilumina o mundo inteiro. Portanto, quando dizemos «Feliz Natal!», estamos a manifestar desejos de que esta recordação nos estimule a «nascer de novo», nos convoque para a luz, a vida, a paz e a alegria que se geram quando sabemos que somos uma família, todos irmãos em Jesus Cristo. Isto é o NATAL. Os gestos de solidariedade que nascem à volta deste Dia são prova do espírito evangélico que ainda persiste no coração humano: ao experimentar a hospitalidade que Deus oferece ao seu Povo, pessoas e grupos, crianças, jovens e adultos, promovem hospitalidade em favor das pessoas mais desfavorecidas.

Há jovens que buscam a valer o sentido do que está a acontecer, por isso vêm ver:
Descobrem que onde há doença e dor, muita gente espera o seu amor, com a ânsia de receber calor.
Ao darem, nem que seja um sorriso, pintam de azul a porta do paraíso, recolhem cravos, rosas e narcisos.
E aqueles que sofrem o seu mal, esquecem a solidão invernal e acreditam outra vez no Natal.
Natal Hospitaleiro! Com grupos de jovens a fazer hospitalidade nas Casas de Saúde Hospitaleiras. Ouve o pregão: «JHá mexe!» - Juventude Hospitaleira Já Mexe. Tu, põe-te a mexer, que alguém está à tua espera!

Em cima da prancha

Sentada nas dunas de areia, abandono a alma à contemplação do mar, que vai e vem incansavelmente, como se a sua missão fosse mesmo essa: ir e vir, beijar a areia e sacudir os golfinhos, abraçar as rochas e alimentar a multidão que acolhe no ventre. Absorta no azul matizado de espuma prateada, com a miragem perdida no horizonte inalcançável, não me apercebi do bulício da praia. Quando baixei o olhar, vi uma dúzia de jovens em cima da prancha: correndo, voando, dando reviravoltas inesperadas, perdendo o controle das ondas, e alguns dominando com vigor os movimentos do surf, do qual são alunos dedicados. E fiquei ali a pensar nos jovens, a inventar sonhos, a rever rostos, a contar histórias, a desdobrar experiências, a recordar segredos… do mundo dos jovens, dos jovens do nosso mundo! E ouvi que as pranchas diziam às ondas acerca deles: estes querem paz, justiça, verdade; precisam de afecto, amigos, família; esperam aprender, realizar, colaborar; buscam sentido, valor, futuro; desejam acolher, respeitar, servir; anseiam pela luz, a bússola, o farol; precisam do mar, da terra, de Deus! E as ondas responderam: Estes podem desenhar na história caminhos de solidariedade e paz, de hospitalidade e amor; podem deixar pegadas de justiça e verdade, de humanização e fé. Se eles quiserem! Parabéns aos jovens surfistas que cavalgam agora na 3ª onda.