O jovem mergulhador


Pier Giorgio Frassati, (Pedro Jorge) foi proposto aos jovens na Jornada Mundial da Juventude que estamos a celebrar, como um modelo a imitar. Nasceu em 1901 em Itália, e morreu em 4 de Julho de 1925, com 24 anos. Foi um grande desportista, que viveu na caridade e na generosidade. O seu corpo está incorrupto; foi beatificado por João Paulo II em 1990, considerando que caminhou velozmente, com alegria e coragem, no serviço aos outros e na santidade. Morreu ao ter contraído poliomielite por contágio de um doente a quem assistia.
Um jovem moderno, de olhos penetrantes, atraente, simpático, com um sorriso contagioso. Conduzido por uma energia alegre, cheio de Deus e de compaixão pelas pessoas mais pobres e necessitadas; escalava montanhas, trotava a cavalo, brincava nas piscinas… sempre testemunhando os valores da fé, fazendo como Jesus e indicando os seus caminhos. É um estímulo para os jovens que buscam uma felicidade com raízes profundas e eternas.
Filho de família rica de Turim, com pai agnóstico e mãe católica, Pier Giorgio sofria com as relações difíceis entre os seus pais, mas encontrava dentro de si o dom do Espírito Santo que o fazia avançar.
O dinheiro recebido em prémio pela licenciatura deu-o aos pobres. Quando os amigos lhe perguntavam por que viajava em 3ª classe no comboio, respondia com um sorriso: «porque não há 4ª classe».
Durante a sua breve vida, mergulhou tão profundamente no coração de Deus, que exercia sobre quem se cruzava com ele uma atracção irresistível. No seu funeral participaram as pessoas mais importantes de Turim, mas quando saíram da igreja, viram as ruas cheias não de pessoas da elite, mas dos pobres e dos necessitados a quem ele tinha servido. Os pobres ficaram surpreendidos ao ver que era de uma família rica.
Hoje, este mergulhador do «alto mar» da santidade fala aos jovens do nosso tempo, da beleza de ser todo de Deus e todo para os outros.
Imaginas como se pode ser assim?

0 ecos do mar: