Na crista da Onda

S. Paulo descobriu a sua vocação e missão a ser apóstolo de Jesus Cristo, construtor e animador de comunidades cristãs, a caminho de Damasco. Nas muitas cartas que escreveu, e que hoje lemos como Palavra de Deus, não se refere directamente a tão importante acontecimento, certamente porque este tinha sido suficientemente divulgado por S. Lucas, seu discípulo fiel, no livro dos Actos dos Apóstolos.
Este grande doutor da Lei e teólogo do seu tempo, ao ser enviado a evangelizar os «pagãos», os não israelitas, viu-se envolvido por ambientes culturais, filosóficos e religiosos diferentes. No meio de leis, exigências, mandamentos, expressões de fé diferentes, Paulo entendeu perfeitamente o essencial da opção cristã: ia a caminho de Damasco, com poderes para perseguir e mandar matar os cristãos quando, subitamente uma luz o envolveu e o prostrou por terra, a ele que, como bom surfista, sempre tinha corrido na crista da onda. Uma voz o interrogou: «Saulo, porque me persegues?» Ele perguntou: «Quem és tu, Senhor?» A voz respondeu: «Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Ergue-te, entra na cidade e dir-te-ão o que deves fazer» (Act 9,4-6). Os seus companheiros de viagem também ouviram a voz, mas não entenderam a mensagem do Ressuscitado. Paulo mudou de onda. Fez o «caminho de Damasco».
Eu e tu também podemos fazer o mesmo caminho. E juntos podemos perceber melhor por onde caminhar. Se queres fazer a experiência de caminhos juntos avisa para maralto07@gmail.com

0 ecos do mar: