Travessia do mar


21 de Junho de 1880.
Pouco depois da meia noite, duas sombras apressadas carregadas de esperanças e incertezas, ideais e medos, pisam silenciosas as ruas de Granada, para não serem reconhecidas por ninguém. São elas Maria Josefa Récio e Angústias Giménez.
Fugitivas da oposição das suas famílias, tomam o comboio para Ciempozuelos (Madrid). À medida que o trem caminha trauteando a música do forno de carvão, tudo fica para trás: infância, juventude… família, afectos, recordações… tudo. Para a frente, o misterioso eco do «vem e segue-me» de Jesus Cristo envolvido no horizonte surpreendente da confiança e do abandono.
As jovens granadinas agarram com força os remos da fidelidade e transformam as gotas de água prateada que brilham nos seus olhos em piropos de amor para o Mestre dos mares, Jesus de Nazaré. Marés ou tempestades, bonança ou maremotos, nunca as fizeram olhar para trás.
Na estação de chegada, espera-as Bento Menni. Juntos darão vida a um projecto de Hospitalidade que ainda hoje, em 21 de Junho de 2008, continua fresco e vigoroso a cuidar, curar e sanar especialmente as pessoas com doença mental.
Elas são as Fundadoras, com S. Bento Menni, da congregação das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus.

0 ecos do mar: