Maremoto


A propósito do XPTO dissemos em Maralto que amanhã, 29 de Junho, começa o «Ano Paulino». Paulo (em grego) ou Saúl (em hebraico) foi tão importante na vida da Igreja nascente que para falar dele nem era preciso dizer o seu nome, bastava dizer «o apóstolo». Juntou à sua «dupla nacionalidade» a «dupla identidade». Nascido judeu nos primeiros anos da era cristã em Tarso, tornou-se um homem culto no grego, na retórica, no conhecimento da Lei e no trabalho com as próprias mãos. Fez-se cidadão romano, nacionalidade que lhe permitiu na última etapa da sua vida apelar para ser julgado em tribunal por César, por causa da sua acção evangelizadora.
Para conhecer S. Paulo é preciso contemplar o grande «maremoto» que aconteceu na sua vida e que o fez passar de perseguidor dos cristãos ao maior arauto da Palavra e da Pessoa de Jesus Cristo.
No livro da Bíblia, Actos dos Apóstolos, capítulo 22, versículos 3 a 21, Paulo narra o acontecimento da descoberta da sua vocação e missão, conta o que lhe aconteceu e como foi transformado em apóstolo do Evangelho. Uma coisa é certa: a consciência de ser amado por Deus e de ser chamado para o serviço do Evangelho gerou nela uma energia vital que o fez dizer: «Ai de mim, se não evangelizar!» Não deixes de ler esta semana, o referido texto dos Actos os Apóstolos.

0 ecos do mar: